sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ISAÍAS–42–1;2;3;4;5;6;7;8;9;10;11;12;13;14;15; 16;17.

“Eis o meu servo, a quem  sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer.  Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.  Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante.  Com fidelidade fará justiça; não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça na terra. Em sua lei as ilhas porão sua esperança”.  É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela ´procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela: “Eu, o Senhor, o chamei para justiça; segurarei firme a sua mão.  Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios, para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão. “Eu sou o Senhor; este é o meu nome!  Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. Vejam!  As profecias antigas aconteceram, e novas eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês”.  Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele existe, vocês, ilhas, e todos os  seus habitantes.  Que o deserto e as suas cidades ergam a sua voz; regozijem-se os povoados habitados por Quedar.  Cante de alegria o povo de Selá, gritem pelos altos dos montes.  Dêem glória ao Senhor e nas ilhas proclamem seu louvor.  O Senhor sairá como homem poderoso, como guerreiro despertará o  seu zelo; com forte brado e seu grito de guerra, triunfará sobre os seus inimigos.  “Fiquei muito tempo em silêncio, e me contive, calado.  Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo e respiro ofegante.  Arrasarei os montes e as colinas e secarei toda sua vegetação; tornarei rios em terra seca e secarei os açudes.  Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.  Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam em imagens e esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são nossos deuses’.

Nenhum comentário: