sexta-feira, 30 de setembro de 2016

1 TIMÓTEO - 3 - 1,23,4,5.

É um dito verdadeiro que, se um homem deseja ser pastor, tem uma boa ambição. Porque um pastor deve ser um homem bom, contra cuja vida não se possa falar nada. Deve ter apenas uma mulher, e deve ser trabalhador incansável, cuidadoso, ordeiro, e cheio de boas obras. Deve ter prazer em receber hóspedes em casa, e deve ser um bom mestre da Bíblia. Não deve ter o vício da bebida, nem ser um valentão, mas sim deve ser amável e  bondoso, e não ter amor ao dinheiro. Deve ter uma família bem educada com filhos que obedeçam depressa e  com docilidade. Porque se um homem não consegue fazer com que sua própria família, que é pequena, se comporte bem, como pode ajudar a igreja toda?

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

2 CORÍNTIOS - 13 - 3,4.

Darei toda a prova que vocês desejarem de que Cristo fala por meu intermédio. Cristo não é fraco em seu modo de tratar com vocês. Seu corpo humano e fraco morreu na cruz, mas agora Ele vive no poder grandioso de Deus; nós também somos fracos em nossos corpos, tal como Ele era, mas agora estamos vivos e somos fortes, tal como Ele é, e temos todo o poder de Deus para utilizar ao tratar com vocês.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ROMANOS - 15 - 3,4.

Cristo não se agradou a sim mesmo. Tal como disse o salmista: "Ele veio para a única e exclusiva finalidade de sofrer sob os insultos daqueles que estavam contra o Senhor". Estas coisas que foram registradas nas Escrituras há tanto tempo servem para nos ensinar a paciência e para nos animar , a fim de que aguardemos esperançosamente o tempo em que Deus vencerá o pecado e a morte.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

ROMANOS - 12 - 7,8.

Se tiverem o dom de prestar serviço á outros, então sirvam bem. Se alguém é professor, faça um bom trabalho de ensino. Se é pregador, veja que os seus sermões sejam enérgicos e proveitosos. Se Deus lhes deu dinheiro, ajudem aos outros com generosidade. Se Deus lhes deu capacidade administrativa e os fez responsáveis pelo trabalho dos outros, tomem esse encargo com seriedade. Aqueles que levam o consolo aos  entristecidos, devem fazê-lo com disposição cristã.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

JOÃO - 11 - 41,42,43,44.

Rolaram então a pedra para um lado. Foi quando Jesus levantou os olhos ao céu e disse: "Pai,graças dou ao Senhor, porque me ouviu. Eu sei que o Senhor sempre me ouve, mas disse isto por causa destas pessoas que se encontram aqui, para que creiam que o Senhor me enviou. Então Jesus gritou bem alto: "Lázaro, venha para fora!" E Lázaro veio - preso com faixas e com o rosto envolto num pedaço de pano. Jesus disse: "Desamarrem as faixas e deixem que vá embora!".

domingo, 25 de setembro de 2016

TIAGO - 4 - 13,14,15,16.

Prestem atenção, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã vamos a esta ou  àquela cidade, ficaremos lá um ano, e exploraremos um negócio lucrativo". Como é que sabem o que vai acontecer amanhã? A duração das suas vidas é tão incerta quanto a neblina do amanhecer; agora se vê, mas logo se esvai! O que vocês devem dizer é: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos  isto ou aquilo". Caso contrário, vocês estarão vangloriando-se dos seus próprios planos, e uma presunção assim não agrada nunca a Deus.

sábado, 24 de setembro de 2016

APOCALIPSE - 4 - 9,10,11.

E, quando os seres viventes deram glória, e honra, e agradecimentos ao que está sentado no trono, que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos caíram diante dele e adoraram, aquele que vive eternamente; e depositaram suas coroas diante do trono, cantando: "Ó Senhor, digno é de receber a glória, e a honra, e o poder, porque o Senhor criou todas as coisas. Elas foram criadas e chamadas à existência por um ato da sua vontade".

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

TIAGO - 1 - 8,9,10,11.

Deveras é bom quando vocês verdadeiramente obedecem à ordem do nosso Senhor; "Você deve amar e ajudar aos seus semelhantes, tanto quanto ama e cuida de si mesmo". Mas vocês estão quebrando esta lei do nosso Senhor quando mostram predileção pelos ricos e os adulam; isso é pecado. E a pessoa que guarda todas as leis de Deus, mas comete só um pequeno deslize, é tão culpada quanto a pessoa que quebrou todas as leis que existem. Porque o mesmo Deus que disse que você não pode casar-se com uma mulher que já tenha marido também disse que você não pode matar; portanto mesmo que não tenha quebrado as leis do casamento por cometer adultério, se você já matou alguém,então já quebrou completamente todas as leis de Deus e é irremediavelmente culpado diante dele.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

HEBREUS - 11 - 7.

Noé foi outro que confiou em Deus. Quando ouviu o aviso de Deus acerca do futuro, Noé creu nele, muito embora não houvesse então nenhum sinal de dilúvio, e sem perda de tempo construiu a arca e salvou a família. A crença de Noé em Deus estava em contraste direto com o pecado e a incredulidade do resto do mundo - que se recusava a obedecer - e por causa da sua fé ele tornou-se um daqueles que Deus aceitou.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

2 CORÍNTIOS - 13 - 10,11,12,13,14.

Estou-lhes escrevendo isto agora na esperança de que não precise repreender e castigá-los quando for; porque desejo usar a autoridade que o Senhor me deu, não para castigá-los, mas para fazê-los fortes. Termino minha carta com estas últimas palavras: Alegrem-se - Cresçam em Cristo - Prestem atenção ao que lhes tenho dito - Vivam em harmonia e paz. - E que o Deus de amor e paz seja com vocês. Saúdem-se calorosamente no Senhor. Todos os cristãos daqui lhes enviam sua cordiais saudações. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês. Que o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com vocês.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

FILIPENSES - 1 - 19,20,21,22.

Eu vou continuar a sentir-me alegre, porque sei que, à medida que vocês oram por mim e o Espírito Santo me ajuda, tudo isto vai resultar no meu próprio bem. Porque eu vivo em ansiosa expectativa e esperança de que nunca farei nada que me faça envergonhar-me de mim mesmo; mas sim sempre eu estarei pronto a falar corajosamente de Cristo enquanto estou passando por todas estas provações aqui, tal como no passado; e também que eu sempre serei uma honra para Cristo, quer eu viva, quer precise morrer. Porque, para mim, viver significa oportunidades para Cristo, e morrer - ora, isso é ainda melhor.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

JOÃO - 16 - 7,8,9,10,11.

Mas a verdade é que é melhor para vocês que Eu vá embora porque, se Eu não for, o Consolador não virá. Se Eu for, Ele virá - pois vou mandar o Espírito Santo a vocês. E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça de Deus, e do livramento da condenação. O pecado do mundo  é a falta de crença em mim. Há justiça divina, porque Eu vou para o Pai e vocês não me verão mais. Há livramento da condenação porque o príncipe deste mundo já foi julgado.

domingo, 18 de setembro de 2016

1 CORÍNTIOS - 10 - 1,2,3,4,5.

Nunca devemos esquecer, amados irmãos, aquilo que aconteceu ao nosso povo no deserto, há muito tempo. Deus os guiou enviando uma nuvem que se movia à frente deles. Assim,Ele os levou a todos em segurança através das águas do Mar Vermelho. Isso poderia ser chamado seu "batismo" - batizados tanto no mar como na nuvem! - como seguidores de Moisés - sua submissão a ele como seu líder. E, por um milagre, Deus lhes enviou alimento para comerem e água para beberem lá no deserto; eles beberam da água que Cristo lhes deu. Ele estava lá com eles, como uma poderosa rocha de refrigério espiritual. Entretanto, depois de tudo isso, a maior parte deles não obedeceu a Deus, e Ele os destruiu no deserto.

sábado, 17 de setembro de 2016

NEEMIAS - 8 - 9,10,11.

Todas as pessoas começaram a chorar quando ouviram os mandamentos da Lei. Então Esdras, o sacerdote, e  eu como governador, e os levitas que estavam me ajudando, dissemos a eles: "Não chorem  num dia como este! Pois hoje é um dia sagrado diante do Senhor, o nosso Deus - hoje é um dia para ser comemorado com uma refeição gostosa e para mandar presentes às pessoas que passam necessidades, porque a alegria do Senhor é a força de vocês. Vocês não devem ficar desanimados e tristes!" E os levitas também acalmaram o povo, dizendo: "É isso mesmo! Não chorem! Pois hoje é um dia de alegria santa, e não de tristeza"

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

JOÃO - 15 - 26,27,28,29,20,21.

Vocês não escolheram a mim! Eu é que escolhi vocês! Eu os chamei para irem e sempre darem lindos frutos, para que tudo o que pedirem ao Pai, em meu nome, Ele dê a vocês.Eu ordeno que se amem uns aos outros, pois já recebem bastante ódio do mundo! Todavia, o mundo me odiou antes de odiar a vocês. O mundo amaria a vocês, se fossem dele; mas não são - pois Eu escolhi vocês para saírem do mundo; por isso é que são odiados pelo mundo. Vocês se lembram do que Eu lhes disse? "Um escravo não é maior do que o seu Senhor!" Portanto, já que eles me perseguiram, naturalmente perseguirão vocês. E se eles me tivessem ouvido, ouviriam a vocês! O povo do mundo os perseguirá, porque vocês são meus, pois eles não conhecem a Deus, que me enviou.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

JEREMIAS - 17 - 9,10.

"O coração é a coisa mais mentirosa e traiçoeira que existe no mundo; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade. Não há ninguém capaz de saber até que ponto é mau e pecador o coração humano! Somente o Senhor sabe! Ele examina cuidadosamente o coração e os pensamentos do homem, para dar a cada um a justa recompensa, conforme a vida que o homem levou".

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

1 PEDRO - 4 -7,8,9.

O fim do mundo chegará logo. Portanto, sejam homens de oração, fervorosos e diligentes. O mais importante de tudo é continuarem a mostrar um profundo amor uns pelos outros, pois o amor compensa muitas das faltas de vocês. Abram de bom grado os seus lares para aqueles que necessitarem de uma refeição ou de um lugar para passar a noite.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

GÁLATAS - 4 - 1,2,3,4,5,6.

Lembrem-se, porém, disto, que se um pai morrer e deixar uma grande riqueza para o seu filho pequeno, esta criança até crescer não é muito melhor do que um escravo, apesar de possuir efetivamente tudo quanto seu pai tinha. Ele tem de fazer aquilo que seus tutores e administradores mandarem, até atingir a idade determinada por seu pai. E era assim que acontecia conosco antes da vinda de Cristo. Éramos escravos das leis e das cerimônias judaicas, pois pensávamos que elas podiam salvar. Mas, quando chegou o tempo certo, o tempo determinado por Deus , Ele enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido judeu, para comprar liberdade para nós que éramos escravos da lei, a fim de que Ele nos pudesse adotar como seus filhos. E, porque nós somos seus filhos, Deus mandou o Espírito de seu Filho aos nossos corações para que tenhamos o direito de falar de Deus como nosso  querido Pai.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

1 PEDRO - 1 - 4,5,6.

E Deus reservou para os seus filhos o dom inestimável  da vida eterna; este dom está guardado no céu para vocês, puro e imaculado, sem perigo de sofrer alteração ou de estragar-se. E Deus, em seu grandioso poder, garantirá que vocês cheguem até lá em segurança para recebê-lo, porque vocês estão confiando nele. Este dom lhes pertencerá naquele último dia vindouro, para que todos o vejam.

domingo, 11 de setembro de 2016

HEBREUS - 4 - 1,2,3.

Embora a promessa de Deus ainda esteja de pé - sua promessa de que todos podem entrar no seu lugar de descanso - devemos tremer de medo, porque alguns de vocês podem estar à beira de, no fim de tudo, não conseguir chegar lá. Porque esta maravilhosa notícia de que Deus deseja nos salvar foi-nos dada tal como foi àqueles que viveram no tempo de Moisés. Entretanto, não lhes fez nenhum bem, porque eles não creram nela. Não a combinaram com a fé. Pois somente nós, os que cremos em Deus, podemos entrar no seu lugar de descanso. Ele afirmou: "Jurei em minha ira que aqueles que não crêem em Mim nunca entrarão", mesmo apesar de Ele estar preparado e esperando por eles desde o princípio do mundo.

sábado, 10 de setembro de 2016

2 TIMÓTEO - 2 - 24,25,26.

O povo de Deus não deve ser turbulento; devem ser amáveis, e mestres pacientes daqueles que estão errados. Seja humilde quando estiver procurando ensinar aqueles que estão confusos a respeito da verdade. Porque se você lhes falar com brandura e mansidão, é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam no que é verdadeiro. Então eles cairão em si e escaparão da armadilha de escravidão ao pecado, que satanás utiliza para apanhá-los sempre que ele quer, e então poderão começar a fazer a vontade de Deus.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

TIAGO - 1 - 5,6,7,8.

Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que lhe pedem; Ele não se ofenderá com isso. Mas, quando lhe perguntarem, estejam certos de que vocês realmente esperam que Ele lhes diga, pois uma mente duvidosa e tão inconstante como uma onda do mar que é empurrada e agitada pelo vento, e cada decisão que vocês tomarem assim, será insegura, na medida em que vocês se voltam ora para um lado, ora para o outro. Portanto, se vocês não pedirem com fé, não esperem que o Senhor lhes dê alguma resposta concreta.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

1 TIMÓTEO - 5 - 5,6,7,8.

A igreja deve cuidar das viúvas pobres e sozinhas no mundo, se elas estiverem confiando em Deus à espera do seu auxílio, e dedicando muito tempo à oração; mas não, se gastarem o tempo andando ao redor mexericando, procurando apenas prazeres e assim arruinando suas próprias almas. Esta deve ser a sua norma na igreja, a fim de que os cristãos conheçam e façam aquilo que é correto. Mas qualquer um que não cuide dos seus próprios parentes quando eles necessitam de ajuda, especialmente aqueles que vivem na sua própria família, não tem direito de dizer que é cristão. Tal pessoa é pior que um pagão.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

1 TESSALONICENSES - 5 - 23,24,25,26,27,28.

Que o próprio Deus de paz faça vocês inteiramente puros, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados fortes e irrepreensíveis até aquele dia quando o nosso Senhor Jesus Cristo voltar. Deus, que os chamou para se tornarem seus filhos, fará tudo isso por vocês, tal como prometeu. Queridos irmãos, orem por nós. Cumprimentem em meu nome todos os irmãos daí. Ordeno-lhes, em nome do Senhor, que leiam esta carta a todos os cristãos. E que as ricas bênçãos do nosso Senhor Jesus Cristo sejam com cada um de vocês.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

MATEUS - 21 - 18,19,20,21,22.

De manhã, quando Jesus estava voltando para Jerusalém, sentiu fome e viu uma figueira ao lado da estrada. Foi até lá ver se havia algum figo, mas só havia folhas. Então disse à figueira: "Não dê frutos nunca mais!" E logo a figueira secou! Os discípulos ficaram muito admirados e perguntaram: "Como é que a  figueira secou tão depressa?" Então Jesus disse: "Verdadeiramente, se vocês tiverem fé, e não duvidarem, podem fazer coisas iguais a esta, e muito mais. Vocês podem até dizer a este Monte das Oliveiras: "Atire-se no mar", e ele o fará. Vocês podem conseguir qualquer coisa - qualquer coisa que pedirem em oração - se tiverem fé".

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

2 PEDRO - 1 -2,3,4.

Vocês desejam cada vez mais da bondade e da paz de Deus? Então aprendam a conhecê-lo cada vez melhor. Porque, à medida que vocês o conhecerem melhor, Ele lhes dará por intermédio do seu grande poder tudo quanto vocês necessitam para viver uma vida verdadeiramente boa; Ele até nos faz participantes da sua própria glória e da sua própria virtude! E por esse mesmo grandioso poder Ele nos concedeu todas as outras ricas e  maravilhosas bençãos que nos prometera; por exemplo, a promessa de nos salvar da imoralidade e da podridão que nos rodeiam, e de dar-nos da sua própria natureza.

domingo, 4 de setembro de 2016

ROMANOS - 6 - 17,18,19.

Graças a Deus que vocês, embora antigamente tivessem escolhido ser escravos do pecado, agora obedeceram de todo o coração ao ensino que Deus lhes entregou. E agora estão livres do velho senhor, o pecado; e tornaram-se escravos do novo senhor, a justiça. Falo desta maneira, utilizando-me  da ilustração de escravos e senhores, porque é fácil de compreender: tal como vocês costumavam ser escravos de todos os tipos de pecado, assim também agora é preciso que vocês se  deixem escravizar por tudo quanto é justo e santo.

sábado, 3 de setembro de 2016

HEBREUS - 12 - 1,2,3,4.

Visto que temos uma multidão tão grande de homens de fé observando-nos da tribuna principal, afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase, e especialmente aqueles pecados que se enroscam tão fortemente em nossos pés e nos derrubam; e corramos com perseverança a carreira especial que Deus pôs diante de nós. Mantenham o olhar firme em Jesus, nosso líder e orientador.  Ele esteve pronto a padecer uma morte vergonhosa na cruz por causa da alegria que sabia que depois ia ter; e  agora está sentado no lugar de honra ao lado do trono de Deus. Se vocês querem evitar de se sentirem desfalecidos e cansados, pensem na resignação dele enquanto homens pecadores faziam essas coisas tão terríveis com ELE. Afinal de contas, vocês ainda não lutaram contra o  pecado e a tentação a ponto de suarem grandes gotas de sangue.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

2 TIMÓTEO - 2 - 14,15,16,17,18.

Lembre estes grandes fatos ao seu povo, ordenando-lhes em nome do Senhor que não discutam a respeito de coisas sem importância. Essas discussões são inúteis e só causam confusão, e até mesmo prejuízo. Trabalhe arduamente, para que Deus possa dizer-lhe: "Muito bem". Seja um obreiro, um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho. Saiba o que a sua Palavra diz e o que ela significa. Evite as discussões tolas que levam as pessoas ao pecado do ódio mútuo. Serão ditas coisas que queimarão e doerão por muito tempo ainda. Himeneu e Fileto, com seu amor às discussões, são homens assim. Deixaram o caminho da  verdade, pregando a mentira de que a ressurreição dos mortos já aconteceu; e enfraqueceram a fé em alguns que creram neles.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

2 CORÍNTIOS - 4 - 5,6,7.

Nós não vamos de um lado para o outro pregando-nos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor. Tudo quanto dizemos de nós mesmos é que somos escravos de vocês  por causas daquilo que Jesus fez por nós. Pois Deus, que disse: "Haja luz na escuridão", nos fez compreender que é o brilho  da sua glória que se vê no rosto de Jesus Cristo. Entretanto, este tesouro precioso - esta luz e este poder que agora brilham dentro de nós - esta´ encerrado  num recipiente perecível, isto é, no nosso corpo franco. Todo mundo pode ver que o poder glorioso que está dentro de nós tem que vir de Deus e não é nosso próprio.