sábado, 31 de janeiro de 2015

LUCAS – 21 – 14,15,16,17,18.

Portanto, não se preocupem com a maneira de responder às acusações contra vocês, porque Eu lhes darei as palavras adequadas e uma tal sabedoria, que nenhum dos seus inimigos será capaz de responder! Até aqueles que são mais chegados a vocês – seus pais, irmãos, parentes e amigos – trairão vocês, mandando-os prender; e alguns de vocês serão mortos, e todo mundo odiará vocês porque vocês são meus e são chamados pelo meu nome. Porém não se perderá nem um fio de cabelo das suas cabeças!.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

HEBREUS - 9 – 24,25,26.


Porque Cristo entrou no próprio céu, a fim de aparecer agora diante de Deus como nosso amigo. Não foi no lugar terreno de adoração que Ele fez isto, porque  aquilo era simplesmente uma cópia do templo real que está no céu. Nem Ele se ofereceu muitas vezes, como o supremo sacerdote aqui na terra oferecia o sangue de animais, anualmente, no Santo dos Santos. Se isso tivesse sido necessário, então Ele teria de morrer muitas vezes, desde o principio do mundo. Mas não! Quando  chegou o tempo certo, Ele veio uma vez por todas, a fim de afastar para sempre o poder do pecado, ao morrer por nós.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

1 JOÃO – 5 – 1,2,3,4.

Se você crê que Jesus é Cristo – que  Ele é o Filho de Deus e o seu Salvador –, então você é filho de Deus. E todos os que amam ao Pai amam também seus filhos. Portanto, você pode calcular quanto ama aos filhos de Deus – seus irmãos e irmãs no Senhor – pelo grau do seu amor e da sua obediência a Deus. Amar a Deus significa fazer o que Ele nos manda, e na realidade isso não é difícil, pois todo filho de Deus pode obedecer-lhe, derrotando o pecado e os prazeres pecaminosos pela confiança no auxílio de Cristo.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SALM0 – 62 –7,8,9,10.

Minha salvação e minha boa fama dependem somente de Deus. Em Deus estão a minha firmeza e a minha proteção. Ó meu povo, confie no Senhor a cada momento. Leve a Ele todo o peso de seu coração pois Deus é a nossa proteção. Os homens nada valem; são falsos; sejam eles de famílias importantes ou de origem humilde; juntos pesam menos que o ar numa balança. Não confiem nas riquezas obtidas com roubo nem se orgulhem do que ganharam com a exploração. Se vocês ficarem ricos, não entreguem seus corações à riqueza.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

1 PEDRO – 5 – 2,3,4,.


Alimentem o rebanho de Deus; cuidem dele com boa disposição e não de má vontade; não pelo que vocês ganharão com isso, mas porque estão ansiosos de servir ao Senhor. Não sejam tiranos, mas guiem o rebanho com o seu bom exemplo. E, quando vier o Supremo Pastor, a recompensa de vocês será uma participação perpétua na sua glória e sua honra.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

TIAGO – 4 – 13,15,16,17.

Prestem atenção, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã vamos a esta ou àquela cidade, ficaremos lá um ano, e exploraremos um negócio lucrativo. Como é que sabem o que vai acontecer amanhã? A duração das suas vidas é tão incerta quanto a neblina do amanhecer; agora se vê, mas logo se esvai! O que vocês devem dizer é: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Caso contrário, vocês estarão vangloriando-se dos seus próprios planos, e uma presunção assim não agrada nunca a  Deus. Lembrem-se também de que saber o que deve ser feito e não fazer é pecado.

domingo, 25 de janeiro de 2015

LUCAS – 1 – 50,51,52,53,54,55.

Sua misericórdia vai de geração em geração, a todos os que o respeitam. Como o seu braço é cheio de poder! Como Ele derrota os orgulhosos e os arrogantes! Derrubou príncipes dos seus tronos e exaltou os humildes. Satisfez os corações famintos e despediu os ricos com as mãos vazias. E como socorreu o seu servo Israel! Não esqueceu sua promessa de ser misericordioso, pois prometera aos nossos pais – Abraão e seus filhos – ser misericordioso com eles para sempre”.

sábado, 24 de janeiro de 2015

MARCOS – 4 – 22,23,24,25.

Tudo quanto está oculto, algum dia virá à luz. Se vocês têm ouvidos, aproveitem para ouvir agora! Mas tenham cuidado para pôr em prática o que ouvem. Quanto mais vocês fizerem isto, mais entenderão o que Eu lhes digo. Aquele que tem, receberá; daquele que não tem, será tirado o pouco que tiver.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MATEUS – 15 – 16,17,18,19,20.


“Vocês não entendem?” perguntou-lhe Jesus. “Vocês não vêem que qualquer coisa que se come passa pelo estômago e vai para fora outra vez? Porém as palavras  más saem de um coração mau, e contaminam o homem que fala essas palavras. Porque do coração saem os maus pensamentos, o assassínio, o adultério, a fornicação, o roubo, a mentira e a calúnia. São estas coisas que contaminam; mas não há contaminação espiritual em comer, sem primeiro cumprir a cerimônia de lavar as mãos!”.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

1 JOÃO – 3 – 2.3.4,5.

Sim, queridos amigos, nós já somos filhos de Deus, agora mesmo, e não podemos nem imaginar como vai ser mais tarde. Mas sabemos isto, que quando  Ele vier nós seremos semelhantes a Ele, como resultado de o vermos como Ele realmente é. E todo aquele que verdadeiramente crê nisto, procurará permanecer puro, porque Cristo é puro. Mas aqueles que continuam a pecar contra Deus, porque todo pecado é feito contra a vontade de Deus. E vocês sabem que Ele se tornou homem a fim de poder tirar os nossos pecados, e que nele não há pecado, nenhum desvio da vontade de Deus, em nenhuma ocasião e de nenhuma maneira.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

GÁLATAS – 5 – 16,17,18.

Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá onde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam. Porque nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina, são justamente o oposto dos nossos desejos naturais. Estas duas forças dentro de nós estão lutando constantemente uma contra a outra, a fim de ganharem  o domínio sobre nós, e os nossos desejos nunca estão livres de suas pressões. Quando vocês  forem guiados pelo Espírito Santo, não precisarão mais obrigar-se a obedecer às leis judaicas.

JOÃO – 11 – 25,26,27.

Jesus disse: “ Sou Eu quem levanta os mortos e dá a eles uma nova vida.  Todo aquele que crê em mim, mesmo que morra como qualquer outro, viverá novamente.  Porque tem a vida eterna por crer em mim, e nunca morrerá. Você crê nisto, Marta?”. “Sim, Mestre”, disse ela. “Eu creio que o Senhor é o Messias, o Filho de Deus, aquele que há tempos estamos esperando”.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

1 TESSALONICENSES – 5 – 4,5,6.

Porém vocês, caros irmãos, não estão na escuridão a respeito destas coisas e não serão surpreendidos, como por um ladrão, quando aquele dia do Senhor chegar. Porque todos vocês são filhos da luz e do dia e não pertencem à escuridão e à noite. Estejam  vigilantes e não adormecidos, como os outros. Estejam atentos à volta do Senhor e permaneçam sóbrios.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

COLOSSENSES – 2 – 2,3,4,5.

Eis o que eu tenho pedido a Deus para vocês: que vocês sejam encorajados e unidos por fortes laços de amor, e que tenham a preciosa experiência de conhecerem a Cristo com real convicção e clara compreensão. Porque o plano secreto de Deus, agora finalmente revelado, é o próprio Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros poderosos e inexplorados da sabedoria e do conhecimento. Estou dizendo isto porque tenho receio de que alguém possa enganar vocês com uma conversa suave. Porque embora eu esteja longe, meu coração está com vocês, feliz porque vocês estão progredindo tão bem e feliz por causa da fé firme que vocês têm em Cristo.

domingo, 18 de janeiro de 2015

FILIPENSES – 3 – 17,18,19.

Caros irmãos, modelem suas vidas pela minha e observem quem está vivendo de acordo com o meu exemplo. Porque eu já lhes disse antes muitas vezes, e agora o digo novamente com lágrimas nos olhos: há muitos que andam pela estrada cristã, mas na realidade são inimigos da cruz de Cristo. O futuro deles é a perdição eterna, pois seu deus é o apetite; eles têm orgulho daquilo que deveria envergonha-lós; e tudo o que eles pensam é nesta vida, aqui na terra.

sábado, 17 de janeiro de 2015

ROMANOS – 8 – 24,25,26.


Somos salvos pela confiança. E confiar quer dizer: esperar ansiosamente conseguir algo que ainda não temos – pois um homem que já tem algo não precisa esperar e confiar que o conseguirá. Entretanto, se precisamos continuar a confiar em Deus por algo que ainda não aconteceu, isso nos ensina a esperar com paciência e certeza. E desse mesmo modo – pela nossa fé – o Espírito Santo nos ajuda em nossos problemas diários e em nossas orações. Nem mesmo sabemos por quais devemos orar, nem orar como devemos; o Espírito Santo, porém, ora por nós com tal sentimento que não pode ser expresso em palavras.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

1 CORÍNTIOS – 10 – 13,14.

Lembrem-se, porém, disso – os maus desejos que penetram na vida de vocês não têm nada de novo nem de diferente. Muitos outros enfrentaram exatamente os mesmos problemas antes de vocês. E nenhuma tentação é irresistível. Vocês podem confiar que Deus impedirá que a tentação se torne tão forte que não a possam enfrentar, visto que Ele assim prometeu e cumprirá o que diz. Ele lhes mostrará como fugir do poder da tentação, para que vocês possam agüenta-lá com paciência. Portanto, queridos amigos, evitem cuidadosamente prestar adoração a ídolos de qualquer espécie.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

2 CORÍNTIOS – 9 – 6,7,8.

Lembre-se, porém, disto: se vocês derem pouco, receberão pouco. O lavrador que planta só algumas sementes terá uma colheita pequena, mas se plantar muito, colherá muito. Cada um deve resolver por si mesmo quanto vai dar. Não forcem ninguém a dar mais do que realmente deseja, pois Deus aprecia os que dão alegremente. Deus pode ajeitar isso para vocês, dando-lhes tudo o que necessitam – e mais ainda – para que não só haja o suficiente para suas próprias necessidades, mas também sobre em abundância para darem prazerosamente aos outros.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

GÁLATAS – 3 – 21,22,23.

Pois bem, então as leis de Deus e as promessas de Deus estão umas contra as outras? Naturalmente que não! Se nós pudéssemos ser salvos por suas leis, então Deus não precisaria ter-nos dado um meio diferente do pecado -  porque as Escrituras sustentam que todos nós somos prisioneiros dele. A única saída é pela fé em Jesus Cristo; a porta de escape está aberta para todos os que crerem  nele. Até à vinda de Cristo nós fomos guardados pela lei, mantidos debaixo de uma tutela protetora, por assim dizer, até que pudéssemos crer no Salvador que estava para vir.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

EFÉSIOS – 2 – 14,15.


Porque o próprio Cristo é nosso meio de obter a paz. Ele fez a paz entre nós, os judeus e vocês, os gentios, fazendo de todos nós uma só família, derrubando a muralha de desprezo que nos separava. Pela sua morte Ele acabou com o ressentimento rancoroso que havia entre nós, provocado pelas leis judaicas que favoreciam os judeus e excluíam os gentios, pois Ele morreu para anular todo aquele sistema de leis judaicas. Depois, Ele tomou os dois grupos que se opunham um ao outro e os fez parte dele mesmo; assim, Ele nos combinou, para tornar-nos uma nova criatura, e finalmente houve paz.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

HEBREUS – 13 – 14,15,16.

Porque este mundo não é nossa pátria; nós estamos aguardando a nossa pátria no céu. Com o auxílio de Jesus, nós oferecemos continuamente o nosso sacrifício de louvor a Deus, ao contar aos outros a glória do seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir o que vocês têm com os que passam necessidade, pois sacríficos como esse são muito agradáveis a Ele.

domingo, 11 de janeiro de 2015

1 JOÃO – 3 – 18,19,20.

Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isto pelas nossas ações. Então saberemos com toda certeza pelas nossas ações, que estamos do lado de Deus e as nossas consciências estarão limpas, mesmo quando estivermos diante do Senhor. Mas, se as nossas consciências estiverem pesadas e sentirmos que fizemos o mal, o Senhor com toda a certeza sentirá isso ainda mais do que nós, porque Ele sabe tudo quanto fazemos.

sábado, 10 de janeiro de 2015

MATEUS –5 –33,34,35,36,37.

Ainda mais, a lei de Moisés diz:  ‘Você não deve quebrar suas promessas a Deus, e sim cumprir todas elas’. Porém Eu digo: Não façam juramentos! E até mesmo dizer: ‘Juro pelo céu!’ é um voto sagrado a Deus, porque os céus são o trono de Deus. E se vocês disserem: ‘Juro pela terra’ isso é um voto sagrado, porque a terra é para Deus o estrado dos seus pés. E não jurem: ‘Por Jerusalém!’ porque Jerusalém é a capital do grande Rei. Nem mesmo digam : ‘Juro pela minha cabeça!’ porque você não pode tornar um cabelo branco ou preto. Diga simplesmente: ‘Sim, eu farei’, ou: ‘Não, eu não farei’. Sua palavra é o bastante. Reforçar promessa com um juramento revela que alguma coisa está errada.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TIAGO – 5 – 7,8,9.

Agora, quanto a vocês, queridos  irmãos que estão esperando a volta do Senhor, sejam pacientes, como o lavrador que espera até o outono para que a sua preciosa colheita amadureça. Sim, sejam perseverantes. E tenham coragem, pois a vinda do Senhor está  próxima. Não murmurem uns dos outros, irmãos. Será que vocês próprios estão acima de qualquer censura? Pois vejam! O grande Juiz já vem. Está quase aqui; (deixem que Ele faça qualquer censura que precise ser feita).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

2 CRÔNICAS – 7 – 14,15,16.


Então se o meu povo se humilhar e orar, e  me procurar, e se arrepender e mudar  sua maneira errada de viver, Eu ouvirei do céu as orações do povo, perdoarei os seus pecados, e curarei a terra deles. Estarei com os olhos e ouvidos abertos para atender todas as orações que forem feitas neste lugar. Pois escolhi este templo e fiz dele um lugar santo, a fim de ser a minha casa para sempre; meus olhos e meu coração estarão sempre aqui.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

2 SAMUEL – 22 – 31,32,33.

O caminho de Deus é perfeito; A palavra do Senhor, verdadeira. Ele protege a todos que nele se escondem. Somente nosso Senhor é Deus; Não há outro Salvador. Deus é minha fortaleza e minha força, Ele me traz a salvo.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

JOSUÉ – 1 –6,7,8,9.

“Seja forte e corajoso! Você terá sucesso como chefe do meu povo e vai conquistar a terra que prometi. Veja lá! Basta que você seja forte e valente e tenha cuidado de obedecer a todas as leis que Moisés ordenou. Se você quer ter sucesso em tudo o que vai fazer, seja obediente a todos os pontos da Lei, sem nenhum desvio para cá ou para lá. Não se  canse de lembrar ao povo as leis deste Livro, e você mesmo trate de meditar nelas todos os dias e todas as noites, para ter certeza de que está sendo obediente em tudo o que está escrito. Só assim você poderá ter sucesso. Digo e repito: Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: o Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver”!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tiago – 13 – 16,17,18.

Onde houver inveja ou ambiente egoístas, aí haverá desordem e  toas as outras espécies de mal. Entretanto, a sabedoria que vem do céu primeiro que tudo é pura e cheia de calma brandura. Depois, é amante da paz e cortês. Tolera o debate e está pronta a submeter-se aos outros; é repleta de misericórdia e de boas obras. É cordial, correta e sincera. E todos aqueles que são pacificadores plantarão semente de paz e levantarão uma colheita de justiça.

domingo, 4 de janeiro de 2015

HEBREUS – 12 – 7,8,9.

Permitam que Deus eduque vocês, pois Ele está fazendo o que qualquer pai amoroso faz com seus filhos. Pois  quem já ouviu falar de um filho que nunca foi corrigido?  Se Deus não os castiga quando é preciso, como outros pais castigam seus filhos, então isso significa que afinal de contas vocês não são realmente filhos de Deus – e que vocês, na verdade, não pertencem à sua família. Visto que nós respeitamos  os nossos pais aqui na terra, embora eles nos castigassem, não devemos com muito maior satisfação nos submeter à educação de Deus, a fim de que possamos realmente começar a viver?

sábado, 3 de janeiro de 2015

FILIPENSES – 2 – 14,15,16.

Em tudo quanto fizerem, evitem queixas e discussões, de modo que ninguém possa dizer nenhuma palavra de censura contra vocês.  Vocês devem levar uma vida pura e imaculada como filhos de Deus num mundo em trevas, cheio de gente  desonesta e obstinada. Brilhem entre eles como a luz de um farol, mostrando-lhes a palavra da vida. Então, quando Cristo voltar, como ficarei satisfeito sabendo que minha obra entre vocês foi tão valiosa!.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

EFÉSIOS – 4 – 2,3.

Sejam humildes e amáveis. Sejam  pacientes uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas uns dos outros por causa do amor entre vocês. Procurem sempre ser juntamente guiados pelo Espírito Santo, e assim vivam em paz uns com os outros.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Gálatas – 2 – 19,20,21.


Porque foi pela leitura da Escritura que vim a entender que eu nunca poderia obter as boas graças de Deus pela tentativa – e o fracasso – de obedecer às leis. Vim a compreender que a aprovação de Deus vem quando se crê em Cristo. Eu já fui crucificado com Cristo: eu próprio não vivo mais, e sim é Cristo quem vive em mim. E a vida genuína que tenho agora dentro deste corpo é resultado da minha confiança no Filho de Deus, o qual me amou e a si mesmo se entregou por mim. Não sou daqueles que consideram sem sentido a morte de Cristo. Se pudéssemos ser salvos pela guarda das leis judaicas, então não haveria nenhuma necessidade de Cristo morrer.