quinta-feira, 28 de março de 2013

TIAGO–2–14;15;16;17;18;19;20;21;22;23; 24;25;26.

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de  roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e  eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem – e tremem!  Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?  Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a  prostitua: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espiãs e os fez sair por outro caminho?  Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras esta morta.

quarta-feira, 27 de março de 2013

1 PEDRO–4–12;13;14;15;16;17;18;19.

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando  a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino,ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?  E, “se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?”  Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem.

terça-feira, 26 de março de 2013

JOÃO–14–15;16;17;18;19;20;21;22;23;24; 25;26;27;28;29;30;31.

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. Disse então Judas ( não o Iscariotes): “Senhor, mas porque te revelarás a nós e não ao mundo?”  Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele . Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me  enviou. “Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou  com vocês. Mas o  Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o  Pai, pois o Pai é maior do que eu. Isso eu lhes digo agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam. Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.  Todavia é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui!

segunda-feira, 25 de março de 2013

HEBREUS–13–15;16;17;18;19;20;21;22;23; 24;25.

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios  que confessam o seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.  Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo. Particularmente, recomendo-lhes que orem para que eu lhes seja restituído em breve. O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém. Irmãos, peço-lhes que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu lhes escrevi é pouco. Quero que saibam que o nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele chegar logo, irei vê-los com ele. Saúdem a todos os seus líderes e a todos os santos. Os da Itália lhes enviam saudações. A graça seja com vocês.

sábado, 23 de março de 2013

LUCAS–1–46;47;48;49;50;51;52;53;54;55;56.

“Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. A sua misericórdia estendeu-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos.  Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados”. Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa.

MATEUS–18–15;16;17;18;19;20.

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós  com ele, mostre-lhe o erro.  Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.  Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.  Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.  “Digo-lhes a verdade.  Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.  “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

sexta-feira, 22 de março de 2013

JOÃO–4–27;28;29;30;31;32;33;34;35;36;37;38.

Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber?” ou: “Porque estás conversando com ela?”  Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: “Venham ver um homem que me  disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Criador?” Então saíram da cidade e foram para onde ele estava. Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: “Mestre, come alguma coisa”.  Mas ele lhes disse: “Tenho algo para comer que vocês não conhecem”. Então os seus discípulos disseram uns aos outros. “Será que alguém lhe trouxe comida?” Disse Jesus: “A minha comida é fazer  a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra. Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos!  Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe. Assim é verdadeiro o ditado: ‘Um semeia, e  outro colhe’. Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles”.

quinta-feira, 21 de março de 2013

ECLESIASTES–11–1;2;3;4;5;6;7;8;9;10.

Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.  Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará. Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.  Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as  obras de Deus, o Criador de todas as coisas. Plante de manhã a sua semente, e  mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.  A luz é agradável, é bom ver o sol. Por mais que um homem viva, deve desfrutar sua vida toda. Lembre-se, porém, dos dias de trevas, pois serão muitos. Tudo o que está para vir não faz sentido.  Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento com do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros.

quarta-feira, 20 de março de 2013

MATEUS–5–13;14;15;16; 17;18;19;20.

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.  “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o  menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.

terça-feira, 19 de março de 2013

ROMANOS–1–16;17;18;19;20;21;22;23;24;25.

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.  Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo aos atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe  renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos  pecaminosos do seu coração, para degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

segunda-feira, 18 de março de 2013

EFÉSIOS–1–3;4;5;6;7;8;9;10;11;12;13;14.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.  Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de  acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

domingo, 17 de março de 2013

1 CORÍNTIOS–13–1;2;3;4;5;6;7;8;9;10;11;12;13.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.  Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.  O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.  Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.  Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.  Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelhos; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.  Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

sábado, 16 de março de 2013

HEBREUS–13–6;7;8;9;10;11;12;13;14;15;16;17;18; 19;20;21;22;23;24;25.

Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?” Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a´palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e´para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem. Nós temos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Lugar Santíssimo, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento. Assim, Jesus também sofreu  fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que você têm, pois de tais sacrifícios Deus agrada. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois não seria proveitoso para vocês.  Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo. Particularmente, recomendo-lhes que orem para que eu lhes seja restituído em breve. O Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos o nosso Senhor Jesus Cristo, o grande Pastor das Ovelhas, os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém. Irmãos, peço-lhes que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu lhes escrevi é pouco. Quero que saibam que o nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele chegar logo, irei vê-los com ele. Saúdem a todos os seus líderes e a  todos os santos. Os da Itália lhes enviam saudações. A graça seja com todos vocês.

sexta-feira, 15 de março de 2013

JOÃO–1–1;2;3;4;5;6;7;8;9;10;11;12;13;14;15;17;18.

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.  Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.  Nele estava a  vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.  Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João.  Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem.  Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz.  Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.  Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.  Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.  Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.  Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.  Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.  João dá testemunho dele. Ele exclama: “Este é aquele de quem eu falei: aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim”.  Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. Pois a  Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.  Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

quinta-feira, 14 de março de 2013

1 CORÍNTIOS–10–23;24;25;26;27;28;29;30;31;32;33.

“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém.  “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros. Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência, pois “do Senhor é a  terra e tudo o que nela existe”.  Se algum descrente o convidar para uma refeição e você quiser ir, coma de tudo o que lhe for apresentado, sem nada perguntar por causa da consciência.  Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o  comentou, como da consciência, isto ´é, da consciência do outro e não da sua própria.  Pois, porque minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros?  Se participo da refeição com ação de graças, porque sou condenado por algo pelo qual dou graças a Deus?  Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.  Não se  tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.  Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

quarta-feira, 13 de março de 2013

LUCAS–10–25;26;27;28;29;30;31;32;33;34;35; 36;37.

Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”  “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus.  “Como você a lê?”  Ele respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’ “.  Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.  Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus:  “E quem é o meu próximo?”  Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.  Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.  E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.  Aproximou-se, enfaixou-lhe as  feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.  “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”  “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

terça-feira, 12 de março de 2013

JOÃO–8–12;13;14;15;16;17;18;19;20;21;22; 23;24;25;26;27;28;29.

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo.  Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.  Os fariseus lhe disseram: “Você está testemunhando a respeito de si próprio.  O seu testemunho não é válido!”  Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.  Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.  Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho.  Eu estou com o Pai, que me enviou.Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido.  Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”.  Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai?”  Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.  Ele proferiu essas palavras enquanto ensinava no templo, perto do lugar onde se colocavam as ofertas. No entanto, ninguém o prendeu, porque a  sua hora ainda não havia chegado.  Mais uma vez, Jesus lhes disse: “Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir”. Isso levou os judeus a perguntarem: “Será que ele irá matar-se?  Será por isso que ele diz: ‘Para onde vou, vocês não podem ir’?”  Mas ele continuou: “Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima.  Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo. Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que  Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”. “Quem é você?”, perguntaram eles.”Exatamente o que tenho dito o tempo todo”, respondeu Jesus. “Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi”. Eles não entenderam que lhes estava falando a respeito do Pai. Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.  Tendo dito essas coisas, muitos creram nele.

segunda-feira, 11 de março de 2013

MARCOS–10–35;36;37;38;39;40;41;42;43;44;45.

Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: “Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir”.  “O que vocês querem que eu lhes faça?”, perguntou ele.  Eles responderam: “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”. “Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizado com o batismo com que estou sendo batizado?”  “Podemos”, responderam eles.  Jesus lhes disse: “Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder.  Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados”.  Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.  Não será assim entre vocês.  Ao contrário, quem quiser tornar-se  importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

domingo, 10 de março de 2013

1 JOÃO–3–11;12;13;14;15;16;17;18;19;20;21; 22;23;24.

Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.  Não sejamos como Caim, que pertencia ao maligno e matou seu irmão.  E porque o matou?  Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.  Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos.  Quem não ama permanece na morte.  Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.  Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.  Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?  Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.  Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele quando o nosso coração nos condenar.  Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.  Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. E este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.  Os que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e ele neles. Do seguinte modo sabemos que ele permaneceu em nós: pelo Espírito que nos deu.

sexta-feira, 8 de março de 2013

TIAGO–5–13;14;15;16;17;18;19;20.

Entre vocês há alguém que está sofrendo?  Que ele ore.  Há alguém que se sente feliz?  Que ele cante louvores. Entre vocês há alguém que está doente?  Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.  A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará.  E se  houver cometido pecados, ele será perdoado.  Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.  A oração de um justo é poderosa e eficaz.  Elias era humano como nós.  Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.  Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos,  Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.

APOCALIPSE–21–5;6;7;8;9;10;11;12; 13;14.

Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!”  E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e  dignas de confiança”.  Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o ômega, o Princípio e o Fim.  A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.  O vencedor herdará tudo isto, e eu serei  seu Deus e ele será meu filho.  Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será  no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.  Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: “Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”.  Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus. Ela resplandecia com a ´glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal. Tinha um grande e alto muro com doze portas e doze anjos juntos às portas.  Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. Havia três portas ao oriente, três ao norte, três ao sul e três ao ocidente. O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

quinta-feira, 7 de março de 2013

1 TESSALONICENSES–5–12;13;14;15;16;17;18;19;20;21;22; 23;24;25;26;27;28.

Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.  Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.  Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.  Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.  Alegrem-se sempre.  Orem continuamente.  Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de  Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.  Afastem-se de toda forma de mal.  Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente.  Que todo o espírito, e alma e o corpo de vocês sejam preservados  irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.  Aquele que os chama é fiel, e fará isso.  Irmãos, orem por nós.  Saúdem todos os irmãos com beijo santo.  Diante do Senhor, encarrego vocês de lerem esta carta a todos os irmãos.  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês.

quarta-feira, 6 de março de 2013

EZEQUIEL–36–22;23;24;25;26;27;28;29;30;31;32; 33;34;35;36.

“Por isso, diga à nação de Israel:  Assim diz o Soberano, o Senhor: Não é por sua causa, ó nação de Israel, que farei essas coisas, mas por causa do meu santo nome, que vocês profanaram entre as nações para onde foram.  Mostrarei a santidade do meu santo nome, que foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas.  Então as nações saberão que eu sou o  Senhor, palavra do Soberano, o Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.  “Pois eu os tirarei dentre as nações, os ajuntarei no meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.  Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.  Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e  lhes darei um coração de carne.  Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.  Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.  Eu os livrarei de toda a sua impureza.  Convocarei o cereal e o farei multiplicar-se, e  não trarei fome sobre vocês.  Aumentarei a produção das árvores e as safras dos campos, de modo que vocês não sofrerão mais vergonha entre as nações por causa da fome.  Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e  das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniquidades e das suas práticas repugnantes.  Quero que saibam que não estou fazendo isso por causa de vocês.  Palavra do  Soberano, o Senhor.  Envergonhe-se e  humilhem-se por causa de sua conduta, ó nação de Israel!  “Assim diz o Soberano, o Senhor: No dia em que eu os purificar de todos os seus pecados, restabelecerei as suas cidades e as ruínas serão reconstruídas.  A terra arrasada será cultivada; não permanecerá arrasada à vista de todos que passarem por ela.  Estes dirão: ‘Esta terra que estava arrasada tornou-se como o jardim do Éden; as cidades que jaziam em ruínas, arrasadas e destruídas, agora estão  fortificadas e habitadas’.  Então as nações que estiverem ao redor de vocês e que subsistirem saberão que eu, o Senhor, reconstruí o que estava destruído e replantei o que estava arrasado. Eu, o Senhor, falei, e o farei.

segunda-feira, 4 de março de 2013

1 CORÍNTIOS–13–1;2;3;4;5;6;7;8;9;11;12;13.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.  Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.  O amor é paciente, o amor é bondoso.  Não inveja, não se vangloria, não se  orgulha.  Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.  O amor não se  alegra com a justiça, mas se alegra com a verdade.  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.  Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.  Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino.  Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.  Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelhos; mas, então, veremos face a face.  Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.  Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor.  O maior deles, porém, é o amor.

JOÃO - 14–5;6;7;8;9;10;11;12;13;14.

Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?”  Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.  Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.  Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.  Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.  Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.  Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com você durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Como você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?  As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.  Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.  Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado.  Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.  E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.

sábado, 2 de março de 2013

1 CORÍNTIOS–2–6;7;8;9;10;11;12;13;14;15;16.

Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.  Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes dos princípios da eras, para a nossa glória. Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Todavia, como está escrito:  “Olho nenhum viu, ouvido nenhum  ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”, mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.  O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está?  Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de  Deus.   Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem ado gratuitamente.  Delas também falamos, não com palavras ensinadas´pela sabedoria humana, mas com  palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.  Quem não tem Espírito não aceita as coisas quem vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.  Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?”  Nós, porém, temos a mente de Cristo.

ROMANOS–12–9;10;11;12;13;14;15;16;17;18;19;20;21.

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.  Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.  Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na  oração.  Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades.  Pratiquem a hospitalidade.  Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.  Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se as pessoas de posição inferior.  Não sejam sábios aos seus próprios olhos.  Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos.  Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.  Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber.  Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

sexta-feira, 1 de março de 2013

MATEUS–5–13;14;15;16;17;18;19;20.

“Você são o sal da terra.  Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo?  Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.  “Vocês são a luz do mundo.  Não se  pode esconder uma cidade construída sobre um monte.  E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha.  Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.  Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.  Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.  Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.  Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.